quarta-feira, 26 de novembro de 2008

TEXTO, LINGUAGEM E INTERAÇÃO


Escuta-se falar muito em interação, tudo se tornou interativo os jogos, a televisão, o computador, etc. Todos esses meios interativos desenvolvem-se por meio da comunicação que tem como canal a linguagem. Sendo assim, interação, texto e linguagem estão intimamente ligados em sua essência.
Para que a comunicação aconteça de forma clara e objetiva dentro da interação existem regras que devem ser seguidas para que se chegue à meta almejada. Por isso, o professor de língua portuguesa deve situar-se nos aspectos que tratam a interação e trazê-los para a sala de aula tanto para trabalhar a gramática dentro dos textos, pois ambos caminham juntos em perfeita sintonia.
Quando se compara a linguagem com um jogo de futebol, a gramática entra como se fosse as regras desse jogo e os usuários seus jogadores. Então qual é o papel do professor de português dentro desse jogo? Ele age como o técnico de futebol, mostra caminhos, saídas e alternativas, contudo dentro do jogo quem vai usar o que o técnico passou da melhor forma é o jogador tentado alcançar a vitória.
Ainda tem as habilidades que são próprias do jogador que o técnico não deve tentar tirá-las, mas as usar da melhor forma possível para atingir a vitória no jogo. Assim, acontece com a linguagem, o aluno é quem vai usá-la nas diversas formas, cabe ao professor mostrar os caminhos, como e onde o aluno irá usar cada uma de suas competências e habilidades lingüísticas próprias ou adquiridas em sala.
Então o docente deve ter consciência que não deve trabalhar somente o código lingüístico em seu aspecto estrutural porque assim a plenitude da unidade lingüística não será mostrada, os alunos não perceberão o seu aspecto comunicativo e internacional. Somente levando em consideração a totalidade da linguagem é que eles poderão perceber que a língua é o instrumento básico para o jogo da comunicação.
Quando se escolhe trabalhar com a língua internacional, não se pode mais levar o aluno a refletir as regras gramaticais de forma isolada, mas fazer com que perceba como todas as regras do jogo chamado linguagem se adéquam perfeitamente dentro de um texto e que esse texto também é um ato comunicativo. Deve-se levar em consideração também que o texto é qualquer unidade significativa verbal ou não-verbal que apresentem coerência e coesão na sua organização, incluindo, claro, os aspectos gramaticais.
Ao se trabalhar a interação, o texto e a linguagem em sala de aula, o professor estará assumindo o seu papel de comunicador e facilitador do aprendizado eficaz e eficiente de seus alunos tornando-os capazes de fazer variados usos da língua portuguesa.

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