quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Varição lingüística

A língua é um meio de expressão onipresente na sociedade usado nos mais variados contextos da vida social. Esse uso intensivo gera uma tendência natural à diversidade. Seria ingênuo esperar que a língua fosse homogênea, afinal seu uso não é homogêneo. Ela permeia toda a vida social e, em função disso, apresenta variedades que se manifestam e se desenvolvem em diferentes contextos de uso.
A lingüística tem sido nos últimos tempos, objeto de interesse de muitos pesquisadores que buscam estabelecer relações da língua e suas múltiplas funções com uma sociedade cada vez mais heterogênea e diversificada. A análise sociolingüística implica, por sua vez, uma tentativa de processar, analisar e sistematizar o universo aparentemente caótico da língua falada. CABRAL (1988, p. 208), destaca que "[...] Os falantes podem estar expostos a situações variadas e é de maior interesse para o planejamento de uma política da língua e da política educacional efetuar o levantamento de quantas e quais línguas são faladas numa dada comunidade, quantas pessoas a(s) praticam e quais as suas variedades e, o que é importante, qual a atitude desses falantes em relação a isso".
Cabe ao professor de Língua Portuguesa estar situado na variação lingüística que encontrará em sala de aula e trabalhar com sem preconceitos e estigmas. Saber diferenciar que é importante ensinar a norma culta, contudo deve respeitar também as falas próprias dos alunos e o seu material lingüístico. O docente pode usar isso a seu favor para trabalhar a análise de textos com seus discentes.
Quando se trabalha em sala variados textos torna a aula mais próxima da realidade dos mesmos, levando-os a compreender que existem outras formas de enunciados além dos de literatura clássica. Para levá-los a adquirir a competência de distinguir os diversos gêneros textuais é necessário que eles sejam trabalhados em sala de aula também. Somente assim, os alunos se tornarão leitores interpretativos e críticos dos variados gêneros textuais e lingüísticos.

Nenhum comentário: